Chega de Erros !!! Poka Yoke Instead!

Mayara Shoji
Bar8
Published in
5 min readSep 21, 2020

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Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Sabemos que não tem sido um ano fácil para ninguém, está tudo estranho, tivemos que nos adaptar a situações e rotinas novas, fora a preocupação e o cenário triste com o qual nos deparamos, mas nós do Bar8 esperamos que todos estejam bem e se cuidando!

No começo do ano mudei de empresa e agora não estou trabalhando mais dentro de consultoria SAP, virei cliente! Ainda atuo como consultora SAP lá dentro, mas só de estar atuando do lado do cliente já tem sido uma experiência bem interessante para mim. Agora estou mais por dentro de processos, mais perto dos usuários e das áreas de negócio e vendo as coisas acontecerem de fato (algo que eu sentia falta na consultoria, ver o efeito das coisas que eu fazia no dia-a-dia.). Tenho certeza de que essa nova rotina também vai me ajudar a ter novas ideias para compartilhar com vocês aqui!

Esses dias estava atendendo uma demanda e o ABAP que está atuando comigo me disse uma coisa que achei super legal. Após fazermos um alinhamento sobre uma especificação, ele disse que achava interessante como eu tinha escrito um roteiro de testes para validação de erros pensando no usuário e foi o que me fez vir aqui escrever esse post. Então, no post de hoje vamos falar um pouco sobre uma das minhas metodologias preferidas, o Poka-Yoke! já ouviram falar?

Poka-Yoke

O Baka-Yoke (do japonês, Baka = idiota e Yoke = à prova de ), ou politicamente correto, Poka-Yoke (sim, à principio o nome era Baka-Yoke, mas perceberam que era um tanto quanto ofensivo, e alteraram o nome para Poka-Yoke = à prova de erros…) é uma técnica desenvolvida por volta de 1960 por Shigueo Shingo, um engenheiro industrial da Toyota e implantada no sistema de produção da Toyota. Essa técnica tem como finalidade evitar erros nos processos e, até hoje, é utilizada como uma forma de evitar eventuais erros humanos em diversas áreas.

O Poka-Yoke faz parte de uma filosofia chama Kaizen, são práticas que nos ajudam a garantir a máxima qualidade e a melhoria contínua dentro de uma empresa. Uma mentalidade em que você nunca deve ficar satisfeito com o status quo e acreditar que sempre há uma maneira melhor de fazer algo. E sinceramente, é algo que diz muito sobre a minha personalidade, não só no trabalho, mas em tudo o que eu faço…acho que por isso que me identifico tanto com o assunto, mudar constantemente para melhor.

Ah Mayara, Acho que entendi o que é, mas não tenho tanta certeza…queria exemplos…

Bom, meu trabalho é ouvir a necessidade do usuário e fazer acontecer dentro do sistema, seja por uma configuração já existente ou através de um desenvolvimento e, quando eu preciso tratar via desenvolvimento, gosto de deixar da forma mais clara e simples o possível para a utilização do usuário e, assim, evitar que ocorram erros durante o processo. Então, se para seguir com um processo onde eu precise que certas informações que digitei estejam corretas, eu não deixo o sistema seguir enquanto todas as informações não forem válidas. Ou se para seguir com o processo preciso que uma outra etapa tenha sido realizada antes, não deixo que o sistema siga sem que essa etapa anterior tenha sido realizada.

Para ficar mais fácil de visualizar, vou dar alguns exemplos cotidianos que tenho certeza que vocês já passaram por eles!

Sabe quanto está preenchendo algum formulário e a página não deixa você prosseguir se estiver faltando alguma informação? Isso é para evitar qualquer erro futuro com a falta de uma informação que é essencial para o processo. Ou quando você está no caixa eletrônico e você só consegue seguir para a próxima etapa depois de retirar o cartão? os bancos precisaram fazer isso pois muitas pessoas estavam esquecendo seus cartões dentro das máquinas. Com isso, o banco tinha o retrabalho de emitir um novo cartão e as pessoas tinham que aguardar o tempo para refazer o cartão e entrega, então, foi a forma que encontraram para ter certeza de que as pessoas não iriam esquecer mais o cartão lá dentro.

Esse vídeo é um exemplo bem legal de como o Poka-Yoke é utilizado dentro de uma fábrica. Reparem na luz que acende mostrando para o operador a ordem de cada processo

Por que utilizar o Poka Yoke?

Nos ajuda a melhorar a qualidade do serviço, temos uma ganho na agilidade e reduz o tempo que perderíamos corrigindo erros que poderiam ter sido evitados, isso quando dá para reparar o erro, né? um simples errinho pode nos causar grandes problemas no futuro e ser bem custoso. Então se pudermos evitar que erros aconteçam, sempre melhor.

E como posso identificar quando utilizar o Poka-Yoke?

Acho que uma boa forma é utilizar o tão falado PDCA.

1- Identifique a operação ou processo.

2- Analise e entenda as maneiras pelas quais o processo pode falhar. Possibilidades, número constante, sequência …

3- Decida a abordagem correta a ser usada e implemente as mudanças.

4- Experimente o método certificando-se de que o método da sequência é apropriado. Observe os efeitos e os resultados.

É isso!

Agora que já sabem o que é o Poka-Yoke, tenho certeza que já passou pela cabeça de vocês várias situações em que já passaram por isso… bem legal, não é?

Para nós que gostamos de trabalhar deforma ágil, sem dúvidas é algo que precisamos conhecer e utilizar no nosso dia-a-dia.

Se você já tinha esse pensamento, só não sabia que tinha um nome para isso, parabéns, continue assim!

Se você está descobrindo agora o que é e não pensava dessa forma nos seus desenvolvimentos, hora de praticar a melhoria contínua…Poka-Yoke neles!

#momentoBlogueirina

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Obrigada =)

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