E você, tem medo de feedback?

Mayara Shoji
Bar8

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Assunto delicado, não é mesmo?

Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga ao ouvir um “ hora do feedback” ? E pode ter certeza de que isso acontece para os dois lados. Dar e receber feedback nunca é uma tarefa simples, principalmente porque a maioria das pessoas não estão preparadas para serem criticadas ou criticar alguém, e têm em mente que é para isso que um feedback serve,para apontar defeitos.

O feedback é uma das chaves para a produtividade e crescimento. Quando bem aplicado, ajuda a aprimorar a performance dos indivíduos no trabalho, a ver quais são nossos pontos positivos e quais precisam ser trabalhados, nos motiva a ter um crescimento contínuo, entre outros benefícios.

O Feedback é importante não só para o crescimento pessoal, mas para o desenvolvimento das equipes também. Para quem trabalha com scrum, sabe o quão importante é ter um bom feedback para que na próxima sprint tenhamos significativas melhorias de acordo com o aprendido com os acertos e erros das sprints anteriores

Feedbacks positivos são maravilhosos, quem não gosta de receber elogios? Em contrapartida, da mesma forma que gostamos de elogios, não gostamos de receber críticas e em muitas das vezes não sabemos lidar bem com essas críticas e, por isso, dependendo da forma que for dado, pode não transmitir a mensagem da maneira correta causando desânimo para o colaborados e até gerando consequências negativas para a equipe.

O que precisamos entender é que feedbacks negativos também são importantes para nosso crescimento. O que não podemos é fazer do feedback negativo um monstro, ele não deve ser utilizado em forma de apenas apontar falhas, deve ser construtivo. Ao invés de apenas dizer “Você falhou aqui”, por que não dizer “acho que podemos melhorar esse ponto, vamos tentar fazer dessa maneira na próxima vez?” e apresentar uma possível solução.

Por isso, antes de dar um feedback à alguém, estude sobre como deve ser a melhor forma de tratar determinados assuntos, seja objetivo, mas não apenas critique, ao invés disso, mostre como a pessoa poderia melhorar e, o mais importante, reconheça ao ver a diferença acontecer.

A cultura de feedback deve ser algo contínuo, ela demonstra a importância que temos para com os colaboradores e seu crescimento profissional.

“Gentileza gera gentiliza”

Após um certo tempo, verá como essa cultura irá se tornar um hábito, e quando menos esperar, terá uma equipe inspirada, que ajuda uns aos outros, e com um desejo de ser cada vez melhor, além de ter um melhor relacionamento entre colaboradores e gerencia através de confiança e não medo, como ainda encontramos em muitas empresas.

Outro detalhe importante a ressaltar é que: Devemos saber ouvir.

Sei que é quase que automático tentar se defender quando ouvimos uma crítica e começamos a arranjar pretextos para justificar nossa ação e no final, o que era pra ser uma ajuda, vira uma discussão. Ouça primeiro o que a pessoa tem para te falar, reflita, e aí sim tome uma decisão sobre aceitar a crítica ou dar uma explicação, caso necessário (Ás vezes houve algum mal entendido e também não podemos apenas aceitar tudo, principalmente quando acontece algum tipo de injustiça, não é? mas é sempre importante refletir antes de tomar alguma ação. Dizer que em uma história existem dois lados, não quer dizer que tenha apenas um certo, mas que existem perspectivas distintas e sentimentos distintos sobre o mesmo assunto).

O que nos acaba levando a falar sobre a impessoalidade. Temos muita dificuldade para separar o pessoal do profissional e, por isso, também é tão difícil dar um feedback para alguém. Não tome essas criticas como uma dor pessoal, mas tente transformar isso em algo positivo. Aliás, não ter entregue o seu melhor trabalho, não quer dizer que você seja uma má pessoa, assim como se seu superior te chama à atenção por algo, não quer dizer que ele não goste de você ou do seu trabalho.

Eu, particularmente, gosto muito de receber feedback, assim como disse no meu post anterior, tem me ajudado muito a me relacionar melhor com minha equipe e para uma auto avaliação. Assim consigo medir o quanto tenho evoluído e o quanto ainda preciso evoluir. Tento sempre ser bem honesta sobre o que estou sentindo para que minhas intenções estejam alinhadas com a do meu gestor e para que estejamos na mesma página. Sei que não é possível agradar a todos, mas podemos tentar fazer o nosso melhor. Sempre que posso, dou feedback aos meus colegas também, mesmo que com um simples “obrigada pelo apoio, se não fosse pela sua dica, estaria com problemas! = obrigada por ter separado uma parte do seu tempo para me ajudar com o meu problema, sua ajuda foi essencial para a resolução”, pois não é porque é um feedback, que precisa ser algo formal em uma reunião.

Existem várias formas e metodologias de se dar um feedback, cabe a cada pessoa analisar o que se adequaria melhor à sua equipe ou à situação. Hoje falei um pouco sobre o feedback no geral, sendo positivo, negativo e construtivo. Mas se acharem interessante, podemos discutir em outros posts sobre alumas metodologias que já utilizamos.

E você, já teve problemas com feedbacks? comenta aí sobre suas experiencias e já aproveita e deixa aquele feedback para nós! 😘

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