“O Processo é soberano”

Antelio I. Abe
Bar8

--

Olá para todos,

Um dos livros que li descreve a história da Pixar Animations desde os seus primórdios. Neste livro ficou marcado em minha mente o lema que trabalhou para manter a missão de cada um dos projetos no rumo da direção de sucesso.

https://www.creativebloq.com/animation/job-at-pixar-10121018

“A História é soberana”

Este mantra foi usado na Pixar em todos seus projetos, servia para lembrar a todo momento o motivo e direção que deviam seguir. No processo de criação ou desenvolvimento é muito fácil deixarmos levar no envolvimento e dificuldades de determinados problemas tomarem nossa atenção e direcionar nossos esforços para direções adversas que acabam fugindo do objetivo principal.

Imagine a quantidade de problemas que tiveram na década de 90 para realizar cálculos de ponto flutuante com o objetivo de determinar adequadamente a quantidade de luz necessária para uma animação com um hardware com uma fração de processamento de nossos celulares.

O sucesso do primeiro grande projeto não haveria ocorrido sem que trama da história fosse envolvente e concisa.

Qual a relação entre Pixar e SAP sobre Processos?

Todas as histórias de sucesso têm muitas coisas em comum.

A SAP não alcançou esta predominância quase unânime do mercado de sistemas empresariais sem princípios fortes, sólidos e permanentes.

Obviamente isso não ficou marcado em uma simples frase, como no caso da Pixar. Está marcado na cultura empresarial na empresa, onde só poderemos entender trabalhando e convivendo no dia-a-dia passando nos vários departamentos e níveis organizacionais.

O “Processo é soberano” é o cerne da origem da SAP.

A SAP surge como um software de dentro da IBM para atender propósitos de processo ao qual a empresa “mãe” não esta disposta a investir para não desviar o foco na venda de hardware, de onde vinha seu principal montante de receita e lucro.

SAP é fundada na década de 70 e a adoção do seu sistema R/2 e R/3 ao longo da década de 80 e 90 está relacionado aos projetos de Re-Engenharia que correram o mundo. Onde grandes empresas, após um processo extremamente longo e caro, então: restava como tarefa final processos re-desenhados e extensos fluxogramas para que a empresa trabalhasse adequadamente ao invés de eternas brigas e conflitos entre departamentos. Restava a estas empresas desenvolverem sistemas em plataformas caras contratando analistas e desenvolvedores e mais um longo prazo para sua implementação. A SAP se tornava uma alternativa para encurtar os prazos, minimizar riscos atingindo os objetivos que foram descritos anteriormente.

Isso só foi possível desde que os sistemas implementassem as “melhores práticas” em cada um dos módulos em o sistema é organizado, salientando que são desenvolvidos de forma unívoca.

A formula do sucesso da SAP tem ingredientes importantes, além do processo implementado pelos seus sistemas:

  1. Uniformidade de processos empresariais no mundo inteiro.
  2. Plataforma de Desenvolvimento concisa, sólida escalável e multiplataforma.
  3. Sistemas de parcerias, permitindo compartilhamento do risco e lucros.

Processos Universais

Processos empresarias das mais diversas empresas pelo mundo todo compartilham estruturas semelhantes:

  • Níveis Organizacionais: Presidente, Diretores, Gerentes, Coordenadores, Trabalhadores; com algumas variantes de VP’s, Superintendentes, etc.
  • Departamentos Comuns: Compras, Contabilidade, Contas a Pagar, Contas a Receber, Estoque ou Almoxarifado, Expedição e Logística (Entrada ou Saída), Marketing, Vendas, Financeiro, Recursos Humanos ou Departamento Pessoal e de Operações seja para Produção ou Serviços.

Estes departamentos, gerências ou diretorias cuidam dos mesmos processos, variando basicamente de valores, quantidades, volumes, distribuição geográfica ou importância dentro da organização.

Todos estes processos seguem princípios gerais em comum, em alguns casos regulados através de normas internacionais ou nacionais, como por exemplo princípios contábeis como US-GAAP, BR-GAAP que deram lugar para IFRS.

Empresas na bolsa de NY, todas devem ser SOX Compliance.

Processos fiscais e tributários são processos inter-empresariais controlados, auditados ou executados pelo governo.

Leis, acordos sindicais, praticas de mercado são comuns para contratação, demissão e pagamentos de funcionários.

Enfim, processo empresariais não foram criados pela SAP, eles vieram antes e foram entendidos, estudados e preservados acima de qualquer pretesto de desenvolvimento de software, restrições de hardware orientando a uma melhor prática atendendo os mesmos processos para todos seguimentos de indústria.

"Tenha o objetivo em Mente"

Definido implementação de processos através de uma ferramenta de software a fim de integrar áreas e departamentos empresariais facilitando o entendimento e comunicação.

O software que a SAP desenvolveu representa então uma proposta muito mais forte e entrega com valor agregado tangível e intangível dando foco no cliente final.

Nada é fácil, este objetivo gerou enormes desafios e requisitos muito fortes para arquitetura e desenvovimento multi-plataforma e multi-database, cenários que foram somente implementados com alcance mundial através do Java e sua JVM.

A genialidade e ousadia para o desenvolvimento da camada de aplicação fica em outro post…

#LeiaTambém

--

--